Banners Buscapé Superior

Propaganda dos Pôneis Malditos será julgada pelo Conar

A grudenta propaganda dos “Pôneis Malditos”, criada pela agência Lew’Lara/TBWA para a montadora Nissan, está na mira do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O órgão recebeu cerca de 30 denúncias, vindas de diferentes partes do Brasil. O comercial será analisado pelo órgão por fazer a associação de figuras infantis (os pôneis em desenho animado) com a palavra “malditos”.

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) vai investigar a sarcástica campanha da Nisssan “Pôneis Malditos”, informou a Revista Exame nesta quinta-feira. Estreada na última sexta-feira, veiculada na TV e na internet, e criada pela Lew’LaraTBWA, a montadora chama o motor da concorrente de pônei e não cavalos de potência.
Com cerca de 30 denúncias vindas de diferentes partes do Brasil, o comercial será analisado pelo órgão por fazer a associação de figuras infantis - no caso, os pôneis em desenho animado - com a palavra "malditos".Coloridos, eles simbolizam os componentes de motor das picapes concorrentes, contrastando com os 172 cavalos do motor da Nissan Frontier, modelo que tem os maiores níveis de torque e potência da categoria.
Após a abertura do processo, que aconteceu na tarde da última quarta-feira, o próximo passo é a nomeação de um relator que estudará as denúncias. Caso o relator escolhido de manifeste sobre a concessão de uma medida liminar, o comercial deverá sair do ar até que o processo seja julgado. O julgamento, segundo o Conar, ocorre em torno de 30 dias.
De acordo com a Revista Exame, a campanha tem mais de 5 milhões de visualizações no Youtube, e permaneceu no topo dos trending topics do Twitter durante dois dias inteiros no Brasil. No ranking global, o termo "pôneis malditos" também emplacou rapidamente.


FBI lança app que ajuda pais em desaparecimento de crianças


O FBI desenvolveu uma aplicação gratuita para o iPhone com o intuito de facilitar a resolução de desaparecimentos infantis. O programa representa uma medida inédita da agência criminal norte-americana no combate ao flagelo.

As potencialidades dos smartphones continuam a ser exploradas para cada vez mais fins. Hoje, foi o FBI a anunciar a disponibilização de uma aplicação gratuita para o iPhone que permite ajudar na recuperação de crianças desaparecidas. Basta a qualquer cidadão americano ir à AppStore e fazer download do programa.
De acordo com a agência criminal americana, o Child Id permite aos pais guardarem dados vitais sobre os filhos, tais como determinadas características psicológicas ou fotos. Assim, no momento de aflição, a aplicação permite ter toda a informação útil na palma de mão e, partilhá-la rapidamente com as autoridades através de telefone ou e-mail.

Ajudar a localizar, mas também a prevenir

Outra função da aplicação é providenciar dicas sobre a melhor forma de evitar colocar os filhos em risco. Inclui, igualmente, conselhos práticos sobre como agir nas primeiras horas que se seguem ao possível desaparecimento, de forma a que a criança tenha mais hipóteses de reaparecer sã e salva.

A aplicação faz parte do National Child Identification Program (Programa Nacional de Identificação de Crianças - NCIP), um programa do FBI com vista a ajudar os pais a lidar de forma mais eficaz com o flagelo do desaparecimento infantil. Assim sendo, para publicitar a aplicação a NCIP vai disponibilizar aos interessados um kit que permite salvaguardar dados biométricos dos filhos no caso de rapto.
Por enquanto, só disponível para iPhone, a Child Id marca a entrada da agência criminal americana no combate ao rapto infantil no mundo das aplicações para smartphones e insere-se num movimento que está a ganhar força no âmbito do dispositivo governamental americana. 

As capacidades de rápida partilha e interatividade com os cidadãos têm sido aproveitadas por diversas agências para conferir maior eficácia à sua atividade. Por isso, as Finanças , a Casa Branca , o Departamento dos Assuntos dos Veteranos e o Exército são algumas das entidades que já têm vindo a usar os novos meios eletrónicos.

Microsoft responde a acusações do Google sobre patentes


 O Google, recentemente derrotado no leilão de milhares de patentes da Nortel, criticou seus maiores rivais, acusando-os de formar uma aliança para bloquear seu avanço no mercado de celulares inteligentes.
As maiores empresas na produção de tecnologias entraram em mais um confronto pela venda dos seus produtos. A Google, responsável pelo sistema operacional Android para smartphones, publicou no blog oficial da empresa um texto dizendo que a Microsoft, Apple, Oracle, entre outras menores, haviam se juntado para criar um complô que dificultaria o uso do seu produtos nos celulares inteligentes. Em contrapartida, a Microsoft respondeu via Twitter dizendo que a Google foi convidada a participar da negociação de patentes da Novell.
Em mensagem publicada no microblog do conselheiro geral da Microsoft, Brad Smith, “o Google disse que compramos patentes da Novell para tirá-las do Google. É mesmo? Convidamos eles para se juntar a nós. Eles disseram não.” Além disso, Smith publicou a reprodução de um email enviado pelo conselheiro geral do Google, Kent Walke, no qual recusa o convite para adquirir as patentes da Novell.
O problema com relação à compra em massa das patentes é pelo custo que as fornecedoras dos smartphones teriam para instalar o Android nos aparelhos. A própria Google teria que pagar uma taxa de U$15 para cada Android, sendo que esse custo seria revertido no aumento do preço dos fabricantes. Com isso, a preferência seria pelo Windos Phone 7, da Microsoft.
Na publicação no blog do Google, o diretor jurídico do Google, David Drummond, fala que com a sua experiência de 20 anos no ramo foi fácil perceber que algo deveria estar errado com a parceria entre a Microsoft e a Apple. De acordo com ele, depois de tanto tempo se provocando, a união das duas tinha que ser motivada por algum motivo suspeito.

Anatel prevê velocidade mínima para banda larga


O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (4) a proposta que estabelece padrões mínimos de qualidade para o serviço de conexão à internet por rede fixa dentro do âmbito da atualização do Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia. O texto da resolução será colocado nos próximos dias em consulta pública pelo prazo de 30 dias.

A proposta de regulamento prevê a entrega de, pelo menos, 20% da velocidade contratada pelo usuário no primeiro ano em 95% das medições, após a publicação da resolução. Esta exigência será elevada no segundo e no terceiro ano para 30% e 40%, respectivamente.
A velocidade poderá ser medida pelo próprio usuário. Para viabilizar este trabalho, a prestadora deverá fornecer gratuitamente o software de aferição instantânea e as orientações de uso do programa. A tolerância da Anatel sobre o desempenho mínimo desrespeitado valerá somente para 5% dos casos.
Outro critério de qualidade apresentado está relacionado à média de velocidade a ser garantida pelas prestadoras. Ao longo do mês, devem ser oferecidos os mínimos calculados, a partir da velocidade contratada, de 60%, 70%, 80% nos três primeiros anos, respectivamente.
A taxa de reclamação do serviço feita para a prestadora não poderá superar 2% do total de assinantes. Já as queixas registras na Anatel não poderão superar o volume de 2% sobre o número de reclamações feitas por clientes na prestadora. O número de ocorrências reabertas não deverá ultrapassar 10% do total de reclamações registradas.
A proposta de regulamento prevê ainda uma taxa de disponibilidade de redes, que considera o tempo em que as redes prestadoras devem operar sem interrupção e degradação do serviço. A meta inicial é de 99% no mês, o correspondente a sete horas e 12 minutos. Depois do primeiro ano, esta exigência será elevada para 99,5%, cerca de três horas e meia.

Google acusa Microsoft, Apple e Oracle de complô contra Android

O Google afirma que essas três empresas, junto a outras entidades, fizeram um acordo para comprar patentes
Los Angeles - O diretor do departamento legal da Google, David Drummond, acusou nesta quarta-feira a Microsoft, Apple e Oracle de "orquestrar uma campanha hostil" de aquisição de patentes para impedir o sucesso do sistema operacional Android, informa o blog da companhia.

O executivo da Google afirma que essas três gigantes tecnológicas, junto a outras entidades, fizeram um acordo para comprar patentes das empresas de software Nortel e Novell "para garantir que Google não as conseguisse".
Segundo Drummond, a finalidade do plano é cobrar da Google US$ 15 por cada dispositivo Android que for vendido no mercado em conceito de direito de uso de tecnologia patenteada.
"Uma tentativa de tornar mais caro aos fabricantes usar o Android (que nós fornecemos sem taxa) que o Windows Mobile", explica Drummond.
Desde seu lançamento em 2008, o Android cresceu até se transformar no sistema operacional mais popular do mundo para smartphones, com uma fração de mercado de 48%, segundo dados da empresa de consultoria Canalys relativos ao segundo trimestre do ano.
"Mais de 550 mil dispositivos Android são ativados por dia através de uma rede de 39 fabricantes e 231 distribuidores", aponta o diretor da Google. "As patentes tinham como objetivo incentivar a inovação, mas ultimamente estão sendo usadas como armas para impedi-la".
Drummond indica que o desenvolvimento de um telefone de alta tecnologia poderia motivar em torno de 250 mil pedidos de patentes e criticou que os concorrentes queiram "impor uma taxa".
"Em vez de concorrer lançando novas características ou aparelhos, fazem-no litigando", manifesta o diretor, que considera essa estratégia como "anticompetitiva" e alerta sobre a formação de uma bolha no mercado das patentes.

Asus lança híbrido de tablet e netbook no Brasil


Lutando por um espaço no mercado brasileiro de tablets – que ainda é muito pequeno –, a Asus anunciou nesta sexta-feira a chegada de seu modelo Eee Pad Transformer ao Brasil. O tablet, que traz uma tela de LED de 10,1 polegadas, será vendido por 1.499 reais, valor capaz de rivalizar com o iPad 2, da Apple, e com o Galaxy Tab, da Samsung, já disponíveis oficialmente no país.

O eletrônico opera com o sistema operacional Android, do Google, em sua versão 3.1, específica para tablets, além trazer recursos como uma câmera frontal de 1,2 megapixels e outra traseira de 5 megapixels. Entre as portas de entrada e saída, estão uma mini-HDMI para a reprodução de vídeo em TVs compatíveis, uma USB e um slot para cartão de memória Micro SD.

A capacidade de armazenamento do Transformer é de 16GB, mas a companhia oferece o produto com o serviço WebStorage, que permite o armazenamento ilimitado de arquivos na nuvem – basta apenas que o usuário esteja conectado à internet para utilizá-lo. A duração da bateria em condições normais de uso, como o acesso à web e eventual uso de recursos multimídia, é de aproximadamente 10 horas.

O maior diferencial do tablete da Asus é a possibilidade de acoplar o aparelho a uma doca (adaptador) específica, que o transforma em uma espécie de netbook com direito a teclado físico. No entanto, o acessório ainda não está disponível no Brasil, devendo chegar ao mercado nos próximos meses por um preço médio de 400 reais.

Justiça determina a Vostu retirar seus jogos do Orkut

A justiça brasileira concedeu liminar a favor da empresa Zynga, dona dos games sociais "Farmville" e "Cityville", determinando que games da Vostu como "MegaCity" e "Café Mania" sejam retirados do Orkut.
A Vostu afirmou que "não removerá seus jogos do Orkut ou do Facebook".
Na quarta-feira (3), a Zynga entrou com um processo no Brasil contra a Vostu por violação de direitos autorais de games e concorrência desleal com base na cópia de quatro jogos da Zynga feita pela Vostu.
A companhia pede que a Vostu e o Orkut, do Google, retirem os games "MegaCity", "Café Mania", "Pet Mania" e "Vostu Poker" do site. Caso a Vostu não cumpra a determinação em até 48 horas, deverá pagar multa diária de R$ 20 mil.

Em comunicado, a Zynga disse que "está contente que o tribunal tenha revisado as evidências e encontrou base para emitir uma liminar exigindo que a Vostu e o Orkut, do Google, encerrem a distribuição de quatro jogos da Vostu – 'MegaCity', 'Café Mania', 'Pet Mania' e 'Vostu Poker' – ou sejam multados pelo tribunal". O valor da ação preliminar é de R$ 1,5 milhão.
Procurada pelo G1, a  Vostu afirmou que os jogos seguirão "inalterados" e que os jogadores brasileiros não têm "qualquer motivo para preocupação". A companhia afirmou ainda que "está defendendo-se agressivamente da Zynga, uma empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa".
Em e-mail enviado ao G1, o conselheiro geral da Zynga, Reggie Davis, disse que "inspirar-se os jogos da Zynga é uma coisa, copiar partes fundamentais do produto, sua estratégia de negócio, marcas, entre outros quesitos é muito diferente". Ele termina, dizendo que a Zynga "reconhece a Vostu como uma empresa de games sociais, mas que a tentativa de violar os direitos autorais é contra a lei".

Nokia perde liderança em smartphones para Apple

A Apple foi a fabricante que mais distribuiu smartphones no segundo trimestre de 2011, segundo pesquisa da IDC. Foram 20,3 milhões de unidades enviadas às lojas no período, com participação de 19,1% do mercado. Os embarques de iPhones cresceram 141,7% em comparação com o mesmo trimestre de 2010, quando a Apple vendeu 8,4 milhões de aparelhos.
A Samsung, mesmo em segundo lugar, viu seus envios de smartphones crescerem 380,6% em um ano. No segundo trimestre, a fabricante distribuiu 17,3 milhões de celulares inteligentes e atingiu participação de mercado de 16,2%.
A Nokia ficou logo atrás, com 16,7 milhões de smartphones embarcados e uma fatia de mercado de 15,7%. As vendas da empresa caíram 30,4% em comparação com o segundo trimestre de 2010, quando distribuiu 24 milhões de unidades. A companhia também dominava o mercado de celulares inteligentes há um ano, com 37,3% de participação.
A pesquisa da IDC revelou que o mercado de smartphones no mundo cresceu 65,4% para um total de 106,5 milhões de unidades embarcadas no segundo trimestre, contra 64,4 milhões no mesmo período de 2010. O volume marca o terceiro trimestre consecutivo em que as distribuições totais de celulares inteligentes excederam 100 milhões de unidades.
Na última sexta-feira (29), uma pesquisa da Strategy Analytics já havia revelado a liderança da Apple no mercado de celulares inteligentes no segundo trimestre. A empresa de Steve Jobs apareceu como a maior fabricante de smartphones, com volume recorde de 20,3 milhões de iPhones vendidos, seguida pela Samsung (19 milhões) e Nokia (16,7 milhões).
Pesquisa

Skype permite videochamadas no Galaxy S e mais 19 Androids

Nesta quinta-feira, o Skype apresentou uma nova versão de seu aplicativo para smartphones e tablets que rodam com o sistema operacional Android, do Google, capaz de oferecer o recurso de conversas em vídeo. De acordo com a empresa, 17 aparelhos das marcas HTC, LG, Acer, Samsung e Sony terão acesso garantido ao serviço, enquanto que outros dispositivos com a versão 2.2 da plataforma do Google terão “uma chance” de exibir a opção em seu menu.


“Se você não conseguir ver a opção de chamadas em vídeo nas configurações do aplicativo, significa que seu aparelho não apresenta as configurações mínimas necessárias”, afirmou Mark Douglas, gerente de projetos para as plataformas Android e Symbian da Skype, ao apontar que nem todos os dispositivos estão prontos para a novidade.

Os modelos que têm seu funcionamento garantido com a nova atualização do aplicativo são: Acer A5, HTC Desire, HTC Desire HD, HTC Evo 3D, HTC Evo 4G, HTC Flyer, HTC Incredible S, HTC Sensation, HTC Thunderbolt, LG Revolution, Samsung Droid Charge, Samsung Galaxy S, Samsung Galaxy S II, Samsung Galaxy Tab, Sony Ericsson Xperia mini pro, Sony Ericsson Xperia PLAY e o Sony Ericsson Xperia ray.

Dessa lista, apenas os modelos da série Galaxy e o Xperia mini pro são oficialmente vendidos no Brasil. Douglas também aponta que a qualidade das chamadas pode ser inferior ao esperado em modelos que não foram listados.

O Skype é um dos aplicativos mais populares entre os disponíveis nas lojas virtuais de diversas plataformas para tablets e smartphones. Por meio das redes Wi-Fi ou 3G, o serviço oferece chamadas de áudio e vídeo gratuitas para outros usuários, além de ligações para números fixos e de celular a preços que podem chegar a um décimo dos praticados por operadoras de telefonia.

Microsoft dará US$ 250 mil a hackers que criarem soluções contra ataques


A Microsoft anunciou na quarta-feira (3) um concurso que dará US$ 250 mil para hackers que encontrarem soluções eficazes na luta contra ciberataques. Chamado de “BlueHat Prize”, o prêmio foi lançado durante uma conferência de segurança em Las Vegas (EUA).
Um grupo de especialistas da Microsoft escolherá os ganhadores dos prêmios, que serão anunciados em 2012. O primeiro colocado receberá US$ 200 mil, o segundo, US$ 50 mil, e o terceiro ganhará um bônus de US$ 10 mil para assinar serviços da Microsoft.Na sexta-feira (29), o Facebook anunciou que começará a oferecer recompensas de US$ 500para especialistas em segurança que identificarem vulnerabilidades na rede social. "Para mostrar nosso apreço pelos pesquisadores de segurança, oferecemos uma recompensa por certas falhas de segurança que eles descobrirem", anunciou o Facebook em um blog.

Qualquer 'bug'O prêmio será destinado aos desenvolvedores que criarem defesas contra todo tipo de ataque cibernético em vez de simplesmente pagar “recompensas” para aqueles que descobrirem falhas individuais. O concurso BlueHat está aberto a pesquisadores, profissionais de segurança e, inclusive, a jovens apaixonados pela informática.

"O valor deste prêmio vai além do dinheiro", já que "não só inspira a geração atual (de especialistas em informática), mas também a próxima", disse Katie Moussouris, encarregada da estratégia de segurança da Microsoft.

“A Microsoft reconhece a necessidade de estimular a pesquisa na área da tecnologia de segurança de computadores”, disse o gerente Matt Thomlinson. "O que nos interessa é promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, mais do que identificar problemas pontuais", acrescentou.

Burle Marx recebe homenagem do Google


A homenagem do Google é pelo aniversário de Burle Marx, que no dia 4 de agosto completaria 102 anos. Nos últimos meses as homenagens do Google em sua página principal se tornaram constantes. Entre os lembrados pelo site estão a Copa do Mundo de Futebol Feminino, Festas Juninas, além de datas especiais para determinados países, como independência dos Estados Unidos e Venezuela.
Burle Marx foi um arquiteto e paisagista renomado internacionalmente, e que teve formação na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, juntamente com outro expoente da arquitetura brasileira: Oscar Niemeyer.
A maioria das obras de Burle Marx se encontra no Rio de Janeiro, como o projeto de paisagismo do Aterro do Flamengo, por exemplo. O arquiteto viveu até os 84 anos de idade e tem em seu currículo mais de dois mil projetos executados.
O arquiteto e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx foi homenageado pelo Google nesta quinta-feira (04). A página do site de buscas colocou em sua página principal uma ilustração que remete a um jardim. Um dos motivos que tornaram Burle Marx reconhecido foram os jardins projetados por ele.

Twitter encerrará versão antiga nesta semana

O Twitter anunciou na noite desta terça-feira, que encerrará o layout antigo, quase um ano após lançar uma versão redesenhada chamada de "Novo Twitter".

Desde o lançamento os usuários podiam trocar de uma versão para a outra a qualquer momento. Mas a mensagem publicada no perfil do próprio microblog na rede, informou que a partir desta semana o Twitter fará a mudança definitiva.

Anunciado em setembro de 2010, a nova versão do Twitter apresenta funcionalidades mais sofisticadas, como a visualização de fotos, vídeos e outros perfis ao lado da timeline.

Os usuários que ainda usam a versão antiga do Twitter devem se despedir do velho design nesta semana. Um tweet do perfil oficial da empresa afirma que durante esta semana todos os usuários farão o upgrade para o novo Twitter. "Nós gostaríamos de informar aos usuários que nesta semana todas as contas serão atualizadas para o Novo Twitter", dizia o post na noite desta terça-feira.
A rede de microblogs passou por uma reformulação em setembro para criar uma "experiência mais fácil, rápida e rica" para os usuários, segundo a empresa. Com a mudança, o twitter adicionou mais informação relevante associada a cada tweet, como mais detalhes sobre o autor do texto, o lugar desde onde foi enviada a mensagem e a repercussão que o conteúdo teve entre outros usuários.
Muitos usuários não gostaram da novidade. "Me pergunto se (ou por que) o Twitter ainda não entendeu que quem ainda usa o twitter velho NÃO QUER usar o novo", postou um usuário. "Vou embora do Twitter", escreveu outro, retuitando a mensagem do microblog.

Encontradas moléculas de oxigênio no espaço

O Observatório Espacial Herschel, uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA) e da agência espacial americana (Nasa), divulgou nesta segunda-feira (1º ) a primeira descoberta de moléculas de oxigênio no espaço.
Segundo os pesquisadores, o telescópio encontrou as moléculas na nebulosa de Órion, presos em pequenas partículas de gelo ao redor de poeira espacial.
As moléculas teriam sido formadas depois que as estrelas aqueceram o gelo, liberando água, convertida em oxigênio.

Embora átomos de oxigênio individuais sejam comuns, especialmente ao redor de estrelas, moléculas como as da Terra ainda não haviam sido descobertas, segundo a agência americana.
“O oxigênio foi descoberto nos anos 1770, mas levamos mais de 230 anos para finalmente poder dizer com certeza que essa simples molécula existe no espaço”, afirmou Paul Goldsmith, cientista do projeto da Nasa no laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia, que publicou os resultados da descoberta na revista especializada Astrophysical Journal.
Astrônomos procuraram por moléculas no espaço por décadas. O telescópio Odin encontrou a molécula em 2007, mas a descoberta não pôde ser confirmada.
“Isso explica onde parte do oxigênio estava escondido”, diz Goldsmith. “Mas nós não encontramos grandes quantidades, e ainda não entendemos o que há de tão especial sobre os lugares onde o encontramos. O Universo ainda esconde muitos segredos.”
O objetivo é continuar procurando por moléculas nas áreas de formações de estrelas. “O oxigênio é o terceiro elemento mais comum no Universo e suas moléculas devem ser comuns no espaço”, diz Bill Danchi, cientista da Nasa em Washington que trabalha no projeto. “O Herschel está fornecendo uma ferramenta poderosa para desvendar esse mistério.”

Twitter admite que manipula os Trendig Topics


Um post do CEO Dick Costolo confirmou temores levantados com a polêmica retirada da campanha contra Ricardo Teixeira do Twitter. Enquanto respondia a uma pergunta de uma usuária, Dick Costolo, atual CEO do Twitter, deixou escapar que edita os Trending Topics, que compõem os assuntos mais comentados da rede social. “Os tópicos são algorítmicos, não são escolhidos por nós, mas editamos aqueles com obscenidades, e gostaria de ver aqueles claramente ofensivos de fora também”, escreveu no último dia 31/7 Costolo em seu próprio perfil.
O problema é justamente o que o Twitter considera “ofensivo”, uma vez que há perfis criados exclusivamente para disseminação de conteúdo pornográfico; e estão ativos. Os Termos de Uso do microblog condenam a divulgação de imagens ou links impróprios, como pornografia infantil, o que está disposto a uma série de punições, chegando até a denúncias às autoridades.
Contraditoriamente, o Twitter mostra que não se responsabiliza pelo conteúdo externo. Prova disso é o fato de que sites adultos mantêm perfis justamente para essa finalidade. Isso seria resolvido com um controle anunciado na última segunda-feira, 1, que promete “remover conteúdo que pode ser considerado sensível, como nudez, violência ou procedimentos médicos”.

Ataques hackers a 72 organizações são os maiores da história


Especialistas da companhia de segurança McAfee afirmam que descobriram a maior série de ataques cibernéticos vistos até hoje, que envolveram a infiltração em redes de 72 organizações, incluindo a ONU, governos e empresas ao redor do mundo todo.

A McAfee acredita que há um “ator estatal” por trás dos ataques, mas não quis nomeá-lo, embora um especialista em segurança disse que evidências apontam para a China.
A enorme lista de vítimas das invasões ao longo de cinco anos incluem os governos dos Estados Unidos, Taiwan, Índia, Coreia do Sul, Vietnã e Canadá, a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), o Comitê Olímpico Internacional (COI), a Agência Mundial Antidoping (AMA), e uma série de empresas.
No caso da ONU, os hackers invadiram o sistema durante o encontro mundial em Genebra, em 2008, e continuaram vasculhando os dados secretos por quase dois anos.
O que está acontecendo com todos esses dados ainda é uma questão em aberto. No entanto, isso pode já ter sido usado em negociações e para descobrir táticas de concorrentes, o que representa uma enorme ameaça econômica para as empresas afetadas.
A McAfee descobriu a extensão dos ataques hackers em março deste ano, quando os pesquisadores perceberam que as primeiras violações remontam a 2006 – embora possam ter havido outras invasões ainda não detectadas. Alguns dos ataques duraram apenas um mês, mas o mais longo – em um comitê olímpico de uma nação não identificada na Ásia – durou 28 meses.
Esta é a maior transferência de riqueza em termos de propriedade intelectual na história. Especialistas afirmam que é muito provável que a China esteja por trás da campanha porque algumas das redes invadidas tinham informações particularmente interessantes a Pequim. Os sistemas de vários comitês olímpicos nacionais foram violados na preparação para os Jogos de Pequim 2008, por exemplo.