As operadoras da telefonia móvel no país não conseguiram fazer melhorias na qualidade dos seus serviços para acesso à internet e o envio de mensagens, conforme afirma o último relatório feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que teve sua divulgação realizada durante esta quarta-feira (6).
Este relatório da reguladora está compreendido entre os meses de agosto, até outubro de 2012, que foi período em que as operadoras de telefonia móvel foram avaliadas pela primeira vez em relação a qualidade depois da medida punitiva que fez a suspensão da comercialização de novos chips da TIM, Oi e Claro, que são três das grandes empresas de telefonia móvel no Brasil.
Conforme relatório da Anatel, a qualidade para os acessos da rede de dados ficou na meta no mês de agosto, porém teve queda forte no mês seguinte. O que aponta que os consumidores tiveram maiores dificuldades para navegar na internet ou de fazer o envio e receberem torpedos. Dentre os meses de setembro até outubro o indicador teve uma pequena evolução, porém continuou sendo pior que a meta que a Agência tinha para a qualidade.
Metas da Anatel
As metas propostas pela Anatel apontam que 95% de todas as ligações devem acontecer sem problemas, por exemplo as chamadas são feitas sem que ocorram falhas ao completar a ligação, e que não haja interrupção da comunicação em momento algum. Em relação com a internet, 97% dos acessos feitos na rede de dados não pode ter falhas, seja em envios de mensagens ou na conexão com a internet.
Na próxima avaliação de operadoras, do trimestre de novembro até janeiro, a Anatel quer que ocorram melhorias nos processos de cobrança; que as informações ao usuário sejam detalhadas; e que ocorra investimentos na infraestrutura da rede, para que ocorram melhorias em chamadas de voz, aumento da área de cobertura e do acesso para as redes de dados.
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