A sonda “Curiosity“, da NASA, deverá perfurar o solo de Marte dentro de dias, segundo declarações prestadas à agência Lusa pela gestora da missão, Jennifer Trosper.
A sonda “Curiosity” irá perfurar o solo de Marte e, pela primeira vez, recolher um pedaço de matéria do interior da rocha. Algumas sondas já tinham raspado a superfície de Marte , mas esta é a única, até hoje, capaz de perfurar o solo. Esta ação permite a obtenção de uma amostra livre de qualquer alteração provocada pelo clima ou pela radiação.
Jennifer Trosper, em declarações à Lusa, explicou que esta sonda experimentou “fazer uns toques, com um pouco de percussão, para perceber as propriedades da rocha”, acrescentando que “dentro de dois ou três dias vamos perfurar”.
A equipa tem-se preparado para que tudo corra bem. Tanto a rocha como o equipamento têm de se comportar como o esperado. O objetivo é recolher seis porções de amostras. “Com sorte conseguimos recolher seis porções para entregar aos instrumentos de análise. É aí que achamos que vamos recolher uma séries de dados interessantes sobre a composição da rocha”, disse a cientista.
O local escolhido para perfuração é o mais indicado visto que possui componentes geológicos distintos, uma vez que foi afetado por água. O local trata-se de uma rocha sedimentar de grão muito fino que apresenta veios do que parece ser sulfato de cálcio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário